terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O DEUS DESCONHECIDO (Texto)

                                                                                                 Pr. Antonio Ribeiro


O apóstolo Paulo estava em sua segunda viagem missionária, mais precisamente na cidade de Atenas, centro intelectual da época. Aquela cidade além de ser centro filosófico, era também muito religiosa, ao menos na aparência. O que Paulo via, revoltava seu espírito. Não conseguia comtemplar as inúmeras  estátuas de deuses e templos apenas como um cartão postal. Ele conhecia o verdadeiro Deus vivo, e isso o fez perceber o quanto as pessoas estavam longe de Deus apesar da sua religiosidade.
Como era seu costume, sempre ia a sinagoga ao sábado para falar e discutir sobre Deus com quem quissese. As discurssões cresceram até o ponto de Paulo ser levado ao areópago, uma espécie de conselho público da cidade, para esclarecer os seus ensinamentos as autoridades. Ele explicou que estava anunciando um Deus conhecido, porém desconhecido para eles. Além disso, que o sentido da humanidade é somente um: Buscar a Deus e, talvez "tateando, poder encontrá-lo".
Muitas pessoas buscam preencher por meio da religiosidade o vazio que tem dentro de sí. No entanto, a religiosidade sem o conhecimento real de Deus tem pouco valor. Os atenienses eram muito religiosos, cuidavam do culto aos deuses, protegiam os templos e as estátuas, mas parece que isso ainda não preenchia o vazio da alma. O fato que comprova isso é um altar, que Paulo encontrou, dedicado, "ao deus desconhecido".
Talvez você seja alguém extremamente religioso, mas por um motivo ou outro Deus também seja um desconhecido para você. Poderia achar que até aqui foi tudo muito bem, que até a "minha religiosidade até que serviu". Mas como será daqui para frente? Deixe que Deus se revele a você por meio de Jesus Cristo e passe a conhecê-lo de fato - o Deus vivo que não é feito de imaginações humanas, e sim de experiências reais.

(Dt. 4.35) Tudo isso foi mostrado a vocês para que soubessem que o Senhor é Deus, e que não há outro além dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário